Mostra Andanças (PE/Brasil) no CinExu!

Nos próximos sábados (03/10 e 10/10), às 15h, a Mostra Andanças, sob a curadoria da Dayanna Louise [Mestra em Educação (UFPE)], ocupa a tela com seis curtas e traz ao centro género(s) e diversidade(s). Em virtude do Estado de Contingência, o espaço está organizado para apenas 10 lugares/jantares. O distanciamento e o uso de máscara são obrigatórios. Para garantir seu lugar/jantar é preciso fazer a inscrição por e-mail (grpeducar@gmail.com). Até lá!

Para o primeiro ato:

MÃE DORINHA
O bairro dos Coelhos é palco de muitas histórias que permeiam o dia-a-dia do centro do Recife. Dentre as inúmeras personalidades do bairro, está Dorinha: travesti, periférica e mãe de santo. O documentário MÃE DORINHA procura entender as particularidades da personagem homônima, explorando o seu processo de construção enquanto travesti, a relação com o candomblé a sua interação com a comunidade. Dorinha é um corpo político e exemplo de resistência.

MARIA CLARA – A HISTÓRIA INCOMPLETA DE BRENDA E DE OUTRAS MULHERES
Esse vídeo faz parte do projeto Mulheres: o nascer é comprido, exposição de Chico Ludermir com curadoria de Moacir do Anjos realizado pela Fundação Joaquim Nabuco. Nessa série, mulheres trans lêem livro sobre suas vidas. Se revêem, se recontam e problematizam as formas de representação. Maria Clara Sena, atualmente integrante do projeto da ONU de combate à tortura e vencedora do prêmio Claudia Mulher na categoria políticas públicas apresenta um pouco de si.

DESYRRÊ
Dos caminhos, dos rumos, destinos e desatinos percorridos e das (re)existências pelo Sertão do Pajeú, a força de Desyrrê inspira! Mulher sertaneja de pulso firme se faz poesia entre nós, tem uma “Vida & Morte Severina” transgressora, com brilho nos olhos, vaidade para abraçar o melhor da vida e garra para enfrentar seus medos, preconceitos e as adversidades. Seu salto alto lhe empodera e do alto dele ela reina absoluta, é divina, diva apoteótica, prece subversiva, oração em forma de prosa. Ser um corpo dissidente, um corpo, um corpo marcado por territórios minados no Oásis do Sertão, é uma luta diária por reconhecimento e visibilidade mais assídua. Desyrrê vivencia na pele esse resistir e persistir em sua trajetória. Desyrrê, é pele, derme, epiderme, carne sacra, carne viva que transborda, é fluxo, travessia, rio que corre em nossa aorta.

Para o segundo ato:

PALLOMA
Palloma vive uma luta diária na construção de sua identidade.

SAPACREW
Aborda a vida de três mulheres lésbicas no cenário do Hip Hop pernambucano. Na contramão do machismo, elas compartilham seus históricos de resistência.

O DIA É TRANSPARENTE
Colocando em pauta a ociosidade de espaços públicos, o documentário O DIA É TRANSPARENTE registra a ocupação por moradia do Edifício SulAmérica, situado no bairro de Santo Antônio, área central do Recife – PE. O dia-a-dia da Ocupação Marielle Franco é revelado, identificando a presença majoritária de mulheres e crianças.

Deixe um comentário